top of page

POR QUE JÓ NÃO ESTÁ NA GALERIA DA FÉ?



ó 38:1-2

1 Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó:

2 Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?


Hebreus 11 é conhecida como a galeria dos heróis da fé. Lá nós vemos a inspiração de Deus em via dupla, de palavras que Deus liberou a homens e homens que creram nas palavras de Deus. A fé é a certeza baseada na palavra de Deus, ela vem pelo ouvir e ouvir através da pregação, do conhecimento de Deus de ouvir sua palavra. Por isso, um dos maiores inimigos da fé é a ignorância, a falta de conhecimento. Onde a vontade de Deus, ou o caráter de Deus não é conhecido, não há fé operando.


Já dois textos importantes para entendermos um pouco mais sobre viver pela fé. O primeiro está em Isaías 1:19. Na essência do texto, Deus está ensinando ao homem que ele precisa querer e obedecer para comer ou viver o melhor desta terra. Já no segundo texto, Oseias 4:6, Deus nos ensina que a falta de conhecimento nos leva ao sofrimento e ou destruição.


O livro de Jó nos traz essa mensagem, de um homem que não conhecia a Deus, que viveu grandes frustrações pelas perdas dos seus dez filhos, as riquezas que possuía e os tumores que tomaram conta do seu corpo, da cabeça aos pés. Durante anos ouvimos mensagens de que tudo o que Jó passou foi plano de Deus, de que Deus queria “provar” ao diabo que Jó era um servo justo, íntegro e que se desviava do mal. Porém, precisamos entender que as qualidades morais não geram fé! Alguém muito bom sem o conhecimento de Deus, do seu caráter e da sua palavra, vai acabar vivendo tempos ruins por muito tempo.

Não basta andar correto, fazendo o bem, ser íntegro etc. Isso são qualidades muito importantes, porém, essas qualidades não geram fé! E, exatamente aí que muitas pessoas se frustram como Jó se frustrou! Depois das suas perdas, vemos o lamento de Jó, suas dúvidas, acusações contra Deus e sofrimento. Mesmo entendendo o tamanho do sofrimento de Jó, seu comportamento fora da fé justifica sua ignorância.


É muito interessante saber que a primeira palavra de Deus , em todo livro de Jó, veio a partir do capítulo 38. Deus se manifesta a Jó no meio de um redemoinho ou tempestade, e a primeira pergunta foi: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?”. O que seria “escurecer os desígnios do Senhor?”. De uma forma simplificada, seria “falar sobre Deus e seu caráter sem o verdadeiro conhecimento dEle”. Eu já vi e ouvi muito isso! Quando cristãos dizem, por exemplo, que quando um filho de Deus está doente é porque Deus o está provando para fortalecer sua fé. Que Deus coloca doenças em pessoas com um propósito divino de melhorá-las! Foi baseado nesse tipo de “anomalia de crenças” que Jó tirou essa ideia. Porém, eles mesmo se corrige diante do Senhor por sua falta de conhecimento:


Jó 42:2-3

2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

3 Quem é aquele, como disseste, que SEM CONHECIMENTO encobre o conselho? Na verdade, FALEI DO QUE NÃO ENTENDIA; coisas maravilhosas demais para mim, COISAS QUE EU NÃO CONHECIA.


Por fim, Mesmo em meio a ignorância, Jó deu um grande exemplo de paciência mas não de fé. Eu costumo dizer que “Paciência sem conhecimento, só prolonga o sofrimento”. Por esse motivo não vemos nos escritos Inspirados do apóstolo Paulo referências a Jó, citando sobre “a fé de Jó”, porque em todos os 41 capítulos do livro de Jó, não vemos base bíblica para afirmar que Jó era um homem de fé. Mas sim, um homem que não conhecia a Deus, se arrependeu e passou a viver com uma nova perspectiva de Deus, pelo conhecimento revelado pelo próprio Senhor, e assim, passou viver crendo de forma correta, a partir do capítulo 42 de Jó.


Jó 42:5-6

5 Eu te CONHECIA só DE OUVIR, mas AGORA os MEUS OLHOS TE VÊEM.

6 Por isso, me abomino e ME ARREPENDO no pó e na cinza.


Há grandes referências de homens de Fé, Abraão é um deles. Porém, o maior de todos, é Jesus Cristo, nosso Senhor!

1.908 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page