Por que esses requisitos básicos foram escolhidos pelos apóstolos e são indispensáveis?
Servir ao Senhor é uma grande bênção, e nós o servimos, na maior parte do tempo, servindo também aos homens. De fato, somos as mãos, os pés, os olhos, o corpo de Cristo na terra, realizando o trabalho que Ele fez, que os apóstolos fizeram, e que agora devemos fazer com a mesma excelência e alegria.
No entanto, servir ao corpo de Cristo é também reconhecer os desafios de ajudar pessoas em diversos aspectos e problemas. No contexto de Atos 6, a igreja estava crescendo rapidamente, provavelmente devido ao acontecimento de Atos 2, quando quase três mil pessoas entregaram suas vidas a Jesus.
Devido ao crescimento, foi necessário que os apóstolos se concentrassem em seus serviços, nos ministérios da oração e da palavra, e levantassem pessoas para auxiliá-los nesse avanço da igreja. No entanto, três requisitos básicos foram exigidos:
1. Boa reputação
É necessário colocar pessoas para servirem as mesas (o corpo de Cristo) que tenham boa reputação, pois muitas tentações surgem no caminho do serviço. O servo ouvirá murmurações, fofocas, rebeliões, etc. Por isso, seu coração precisa estar bem firmado em Deus e em Sua palavra. Ele deve estar pronto para rejeitar palavras contra a liderança e até mesmo exortar pessoas que têm esses tipos de comportamento, levando-as à sensatez.
2. Cheio do Espírito
O serviço não é apenas "braçal", mas também espiritual. Assim como o corpo se cansa, o espírito também pode se fadigar. Manter o espírito cheio do Espírito Santo é essencial para uma vida fervorosa no serviço.
3. Cheio de sabedoria
A sabedoria é a habilidade de aplicar o conhecimento, de saber como falar e agir. Infelizmente, há pessoas que, ao servir, acabam piorando os problemas por não saberem se comunicar e agir corretamente. A sabedoria nos capacita a trazer palavras sábias e ações que extinguem problemas, ao invés de aumentá-los. De fato, o propósito da diaconia, daqueles que servem na igreja local, é aliviar a liderança, e não criar mais problemas. É aí que entra a sabedoria. Se você precisa, peça a Deus, que Ele a dá.
Comments