Essa é uma pergunta muito relativa e ampla, porque não aborda apenas sobre chamado nos dons ministeriais (o que normalmente muitos cristãos pensam). Por exemplo:
⁃ Fomos chamados para ser santos.
1 Coríntios 1:2
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, CHAMADOS PARA SER SANTOS com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
⁃ Chamados à comunhão.
1 Coríntios 1:9
Fiel é Deus, pelo qual fostes CHAMADOS À COMUNHÃO DO SEU FILHO JESUS CRISTO, nosso Senhor.
⁃ Chamados à liberdade.
Gálatas 5:13
Porque vós, irmãos, FOSTES CHAMADOS À LIBERDADE; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
⁃ Chamados segundo um propósito de Deus.
Romanos 8:28
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são CHAMADOS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO.
⁃ Chamados para um dom ministerial.
Romanos 1:1
Paulo, servo de Jesus Cristo, CHAMADO PARA SER APÓSTOLO, separado para o evangelho de Deus,
Tratando-se de dom ministerial, vemos aqui que o apóstolo Paulo fala não apenas do CHAMADO, mas também do SER SEPARADO. De fato, todos nós nascemos com esses chamados de sermos santos, à liberdade do espírito, à comunhão, para o propósito de Deus etc.
O problema é que muitos querem “ENTRAR NO CHAMADO” sem que sejam aprovados pelo Senhor nos outros aspectos do chamado, para que, então, sejam SEPARADOS.
Já me perguntaram centenas de vezes: “Quando tenho que deixar meu emprego para entrar no meu chamado”? E sempre respondo: “E quem disse que você tem que deixar seu emprego (ou seus negócios) para entrar no chamado”?Entenda… todos que foram chamados estavam trabalhando. Eles não pensavam em deixar o trabalho! Isso deve ser algo que acontecerá, quando Deus falar posteriormente. O apóstolo Paulo, mesmo já fluindo no seu chamado, continuou por muitos anos produzindo tendas para ajudar no trabalho ministerial. Na verdade muitos cristãos que têm chamado ministerial deveriam pensar assim: crer em prosperar em sua empresa; estabilizar-se financeiramente; empreender em seus próprios negócios para gerar recursos e, quando Deus falar com a liderança para separar esses irmãos, poderão continuar sendo uma grande bênção na área financeira para o Reino enquanto fluem nos seus chamados. Agora, SE DEUS falar “largue tudo e vá servir na igreja”, isso é uma responsabilidade de Deus, e não do pastor. Ou seja, essa pessoa não pode cobrar do pastor aquilo que Deus guiou-o para fazer. Portanto é muito importante saber se realmente a direção foi de Deus mesmo ou não!
Por fim, o que fazer para entrar no seu chamado? Mantenha uma vida cheia da Palavra, do Espírito. Mantenha uma vida de paz e alegria, servindo sua igreja local, ajudando seu pastor em tudo que precisar. Continue trabalhando, vendendo, ore a Deus para dar-lhe estratégias e abrir seu próprio negócio etc. E, quando o tempo chegar, Deus irá falar: “Separai-me agora…”
Atos 13:2
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, DISSE O ESPÍRITO SANTO (ao pastor): Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a QUE OS TENHO CHAMADO.
Comments